Acompanhe:

  • youtube_icon
  • face_icon
  • instagram_icon

Contato:

© 2019 Adoção Tardia

O Adoção Tardia é um projeto de sensibilização para a adoção, especialmente daquelas com menores chances de serem adotadas, como crianças acima de 5 anos e adolescentes, que possuem alguma deficiência ou grupos de irmãos.

NOSSO PROPÓSITO

Acreditamos no poder da informação e por isso defendemos a democratização e o acesso a ela. Buscamos disseminar uma cultura de adoção sem preconceitos, para que mais pessoas considerem a parentalidade por meio da adoção e para que mais adoções sejam concretizadas quando tiverem que acontecer. Mas, além disso, lutamos pela garantia dos direitos da criança e do adolescente, por uma melhor e mais reparadora experiência nos serviços do acolhimento, por uma rede de proteção mais articulada, e por um mundo mais justo e igualitário. Para que as razões que levam as crianças e adolescentes aos abrigos sejam minimizadas até que, quiçá um dia, o projeto não precise mais existir.

O QUE FAZEMOS

Produção de conteúdo

Contamos histórias de famílias formadas por adoção, e entrevistamos especialistas da área a fim de que abordar a adoção por diversas perspectivas. Também trabalhamos em parceria com outras iniciativas que apoiam essa causa, produzindo conteúdo para ações e instituições que visam melhorar a experiência de crianças e adolescentes acolhidos.

Divulgação de informação sobre adoção

Por meio de canais digitais publicamos e respondemos as principais dúvidas em relação a adoção. Estamos presentes no Youtube, Facebook e Instagram divulgando informações e respondendo as principais dúvidas em relação a adoção de crianças e adolescentes.

Pesquisa e desenvolvimento

Por meio de métodos de pesquisa com usuários, indicamos as necessidades, a percepção e o sonho das pessoas que queremos sensibilizar.

NOSSA ORIGEM

O Projeto Adoção Tardia nasceu como um canal no Youtube para divulgar histórias de famílias formadas por adoção, como resultado de um trabalho de graduação em Design Visual, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A então aluna Simone Uriartt, filha por adoção, inspirou-se em sua própria história familiar com o objetivo de diminuir o descompasso entre o número de pretendentes e de crianças aptas a serem adotadas.

Consulte o trabalho de conclusão de curso na íntegra aqui.

RECONHECIMENTO

Nós temos uma longa jornada para garantir o direito de toda criança a viver em família, mas hoje somos muitos felizes ao ver nosso trabalho contribuindo nessa causa. E o reconhecimento do nosso trabalho nos dá mais força para continuarmos.

Prêmio Top Cidadania 2015 ABRH-RS

Categoria Estudante

TEDxUFRGS 2015

Adoção tardia: uma boa notícia a se espalhar.

GESTORAS

Melissa Pozatti

Designer formada pela UniRitter, mestre pela UFRGS, e doutoranda na Universidade de Lisboa onde estuda o contributo do design na jornada de crianças e adolescentes acolhidos. No Adoção Tardia é responsável pela definição de métodos para desenvolvimento de novas ações.

Simone Uriartt

Fundadora do projeto, é designer formada na UFRGS e filha por adoção. É responsável pela filmagem, edição e divulgação institucional da iniciativa. Atualmente cursa Design Estratégico na TU Delft na Holanda com foco em design para políticas públicas.

EQUIPE DE APOIO

Mariana Ikuta

Traduz sentimentos em ilustrações.

Alina Silva

Tem o super poder de captar recursos e cuidar da estratégia de divulgação dos conteúdos nas redes sociais.

Raquel Webber

Sabe quem e como contatar para disseminar nossos conteúdos.

Henrique Dallmeyer

Coordena good vibes nas produções e vira apresentador se precisar.

Larissa Wermann

Advogada e apaixonada pela área de Direitos Humanos.

Paula Buela

Já foi microfonista, motorista e assume vários papéis durante a produção.

Tainara Freitas

Cinegrafista aérea para projetos muito especiais.

Luiz Alberto Pivetta

Designer, artista e apoio na divulgação.

Ana Paula Pacheco

Aquele reforço em redes sociais.

Voluntários anjos

Amigos e familiares que nos ajudam em inúmeros desafios.

ORGANIZAÇÕES PARCEIRAS

Nosso trabalho só existe porque unimos forças com organizações que apoiam a causa da adoção.

Dna_da_alma_logo_edited.png
elo.png