© 2019 Adoção Tardia

Nossa Proposta

Vídeos

Resultados

Quem Somos

Galeria

Contato

  • youtube_icon
  • face_icon
  • instagram_icon

Adoção Tardia

1/3
  • face_icon
  • instagram_icon
  • youtube_icon

Produzimos vídeos para sensibilizar pretendentes à adoção sobre os benefícios afetivos da filiação adotiva, especialmente de crianças com mais de dois anos de idade. 

NOSSA PROPOSTA

NOSSA ORIGEM // 2014

O Projeto Adoção Tardia nasceu como um Canal no Youtube durante um trabalho de graduação em Design Visual na UFRGS. A então aluna Simone Uriartt inspirou-se em sua própria história familiar com o objetivo de diminuir o descompasso entre o número de pretendentes à adoção e de crianças aptas à adoção (representado na figura abaixo).

gráfico de distribuição de número de crianças pretendidas e número de crianças aptas à adoção

Consulte o trabalho de conclusão de curso na íntegra aqui.

Em 2015, chegou o reforço de mais integrantes no Projeto, e se lançou mais cinco episódios produzidos por meio de uma campanha de financiamento coletivo realizada no catarse.com.

NOSSOS OBJETIVOS PARA 2019

1. Dar voz a crianças e adolescentes em situação de acolhimento para que possam contar os seus sonhos aumentando assim as chances de sua adoção. 

 

Por que expor a imagem de um menor em situação de acolhimento?

Entendemos essa medida como uma ação emergencial em casos onde a busca convencional não encontrou famílias aptas para a adoção.

As duas campanhas que produzimos para encontrar  famílias para adolescentes foram muito positivas. Confira as campanhas aqui.

2. Apoiar organizações de apoio e à adoção e de cuidado a crianças acolhidas em ações que preparem essas crianças e adolescentes para a vida adulta. 

Duas crianças com mais de dois anos de idade
 
 

CAMPANHAS DE ADOÇÃO

EM BUSCA DE UMA FAMÍLIA
EDIÇÃO OTÁVIO

Em 2017 divulgamos o episódio "Em busca de uma Família" dessa vez contando a história do Otávio, um menino de 14 anos, gremista e que gosta de jogar na linha. 

Infelizmente a adoção do Otávio não se concretizou por incompatibilidade dos dois lados. Otávio continua procurando uma nova família.

RESULTADOS

EM BUSCA DE UMA FAMÍLIA
EDIÇÃO TAIANE

No Natal de 2015 divulgamos o episódio "Em busca de uma Família" produzido em parceria com a Casa Lar Padre Oscar Bertholdo da cidade de Farroupilha/RS. Nesse vídeo uma adolescente de 15 anos contava seus sonhos e expectativas em relação a viver em uma família. 

Taiane aguardava adoção há dois anos, a divulgação do vídeo e posts em redes sociais despertou o interesse em muitas famílias.

Campanha de adoção de adolescente
Campanha de adoção de adolescente

Surpreendentemente, o encontro entre pais e filha ocorreu em menos de três meses.

Assista ao vídeo aqui.

Campanha de adoção de adolescente
 
RECONHECIMENTO

Nós temos uma longa jornada para garantir o direito de toda criança a viver em família, mas hoje somos muitos felizes ao ver nosso trabalho contribuindo nessa causa. E o reconhecimento do nosso trabalho nos dá mais força para continuarmos.

TEDxUFRGS 2015

Adoção tardia: uma boa notícia a se espalhar.

Matéria na Revista Crescer da Editora Globo. Leia aqui.

Prêmio Top Cidadania 2015 ABRH-RS

Categoria Estudante

Panorama | TVE - Adoção Tardia - 12/01/18

 

REFERÊNCIAS

A adoção, assim como qualquer questão social é um problema complexo por isso é enriquecedor consultar diferentes autores.   
Se você tem algum trabalho nessa área nos envie, vamos ficar felizes em compartilhar nessa seção :-)

 O Desafio da Adoção Tardia e seus Significados. 2013
Autora: Vivian Migoto Rosa
Universidade de Taubaté 

Curta-Metragem Removed (Removida), 2013

Direção: Nathanael Matanick

Roteiro: Christina Matanick

QUEM SOMOS

 

 

Simone Uriartt

Fundadora do projeto, é designer formada na UFRGS e filha por adoção. É responsável pela filmagem, edição e divulgação institucional da iniciativa.

Mariana Yatsuda Ikuta

Designer formada na UFRGS é a mentora do projeto desde o seu início. E responsável por traduzir sentimentos em lindas ilustrações.

 

Melissa Pozatti

Designer formada pela UniRitter, mestre pela UFRGS, e doutoranda na Universidade de Lisboa onde estuda o contributo do design na jornada de crianças e adolescentes acolhidos. No Adoção Tardia é responsável pela definição de métodos para desenvolvimento de novas ações.

Alina Silva

Engenheira Ambiental formada pela UNESP, fascinada pelo tema adoção desde criança. No Projeto é responsável por mapear e coordenar a divulgação de conteúdos e campanhas nas redes sociais.

Larissa Wermann

Estudante de Direito na UFRGS e apaixonada pela área de Direitos Humanos. No Adoção Tardia contribui para que a iniciativa respeite as questões legais.

Paula Buela

Designer formada na UFRGS.
É apaixonada por projetos de impacto social. No Adoção Tardia contribui na parte operacional de produção das campanhas.

Amigos & Familiares

Voluntários anjos que ajudam nas mais diversas tarefas de produção das campanhas.

 

INSTAGRAM DO ADOÇÃO TARDIA

 
 

CONTATO

Identificou-se com a nossa proposta? Gostaria de produzir uma campanha em prol de uma criança ou adolescente? Envie e-mail para  contato@adocaotardia.com

ORGANIZAÇÕES PARCEIRAS